top of page

O problema do Imperialismo Intelectual

Gál 2:4 E isto por causa dos falsos irmãos que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;

O que é isso? Pode-se definir como a tentativa de impor seu ponto de vista sobre os demais. Isso não pode e nem deve ser confundido com a sadia tradição de dialogar, discordar, expor pontos de vista e tentar com argumentos, provar uma ideia. Quando fazemos isso de modo honesto, estamos de fato abertos a considerar nossa forma de pensar como falha e aceitar uma correção de rumo.

A pessoa que pratica o Imperialismo Intelectual (usarei a sigla "II" para abreviar o texto), apenas tenta impor seu ponto de vista. Dentro da esfera cristã é comum vermos esse comportamento usado em pontos não-fundamentais da fé cristã como liturgia ou indumentária, por exemplo.

Dentro do corpo de CRISTO temos a liberdade de discordar de pontos não fundamentais e devemos saber respeitar essas diferenças. Quando alguém começa a incomodar os demais querendo sempre "empurrar goela abaixo" suas posições pessoais fica evidente que não há amor nisso, mas tão somente um desejo, ainda que não assumido, de dominar e controlar. Ai temos o II.

Uma pessoa que manifesta o II deve ser alertada de modo educado e firme que está extrapolando os limites, mas se insiste nisso não resta outra opção que ser incisivo e suspender esse tentativa de diálogo. Enfatizo que é uma "tentativa" pois aquele que age de modo II não quer na verdade conversar, mas apenas fazer vencer seu ponto de vista. De certo modo podemos dizer que o II é o assédio moral ou um tipo de bullying. Essa pessoa precisa de ajuda, mas o fato é que enquanto ela não reconhecer que precisa de ajuda e aceitar essa ajuda pouco há para se fazer, exceto é claro orar por ela.

Já vi casos assim tanto nas igrejas-locais como aqui na web, contudo percebo que é na web onde eles tem se proliferado mais, talvez pela possibilidade do agressor (sim o que age de modo II é um agressor) poder se ocultar atrás de um teclado.

Defendo que uma pessoa possa crer no que assim quiser e que possa defender sua crença, mas jamais defenderei que ela tente impor isso sobre os demais.

Gál 5:13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

Um fraterno e livre amplexo!

Victor Hugo Ramallo, pastor e missionário

Comments


Sites que recomendamos (e o fazemos por amizade e não por dinheiro)

© 2014 by "Victor Hugo Ramallo". Proudly created with Wix.com

bottom of page