top of page

A neurose da forma física e dos padrões de beleza hodiernos

Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. (I Tim 4:8)

vaidade3.jpg

É trágico como as pessoas não cristãs se deixam pautar por parâmetros de beleza definidos pelos meios de comunicação. Vemos jovens, crianças, adultos e idosos vivendo no afã de alcançarem parâmetros de beleza definidos pela mídia. Disso surge além da futilidade (afinal quem passa horas na academia, diante do espelho, spas ou em mesas de cirurgia tem pouco tempo para desenvolver corretamente outros pontos que são de fato importantes) outros problemas como bulimia, anorexia, depressão inadequação e por ai vai.

Mas é horrível quando essa visão distorcida chega as igrejas cristãs, como vemos nos caso do clã Valadão e seus acólitos.

É claro que saúde é algo importante, e sempre que possível devemos atuar no sentido de cuidar da saúde física, mas parece que a neurose é tanta que as pessoas nas igrejas estão mais preocupadas em sua aparência e com isso descuidam da essência. Isso é claramente perceptível pelo rápido alastrar de heresias e práticas bizarras nos cultos e reuniões cristãs. Se as pessoas investissem tempo em melhorar seu conhecimento teológico e geral seguramente não teríamos tantos espertalhões no lugar de pastores e tantos lobos se declarando "profetas", "apóstolos" e por ai vai.

Vemos nos cultos um desfilar de roupas de grife (ou suas cópias piratas), maquiagem, penteados, aparências e por ai vai, mas infelizmente não vemos uma clara demonstração de conhecimento das Escrituras. Conhecem a música do último CD da banda da moda (muitas vezes altamente herege), mas não sabem distinguir Oseias de Miqueias, correm atrás das "unções" (sic) mas não investem 10% do seu tempo em evangelizar ou ajudar o miserável, vão nas "marchas prá gizui$" (uma micareta gospel) mas são incapazes de protestar contra os abusos do governo, seguem os falsos neo-apóstolos, mas não conhecem o que escreveu Judas, vão no monte para orar mas são incapazes de ir até a comunidade carente mais próxima para levar uma cesta básica ou um folheto.

Quando os que se dizem cristãos priorizam a aparência é lógico que o cuidado com a essência entrará em declínio e ai temos o atual quadro trágico das igrejas-locais.

Sim cuidemos da saúde, mas não priorizemos a física. Cuidemos primeiro da saúde espiritual, devemos lembrar que alguns dos mais belos exemplos de cristãos que temos são de homens e mulheres que não se preocuparam com sua aparência física, mas sim em servir o Altíssimo.

Um fraterno amplexo

vhr_wix.jpg

Victor Hugo Ramallo,

pastor em IB Missão Vida

Coord. Geral do Projeto de Apoio à Igreja

(PAI-Bolívia)

Comentários


Sites que recomendamos (e o fazemos por amizade e não por dinheiro)

© 2014 by "Victor Hugo Ramallo". Proudly created with Wix.com

bottom of page