Maçonaria ... uma religião muito mal disfarçada!
- Victor Hugo
- 31 de mai. de 2014
- 3 min de leitura
Introdução
É curioso como ainda hoje existem pessoas que defendem ser a maçonaria apenas uma sociedade de caráter filantrópico sem nenhum viés religioso/espiritual. É comum ouvirmos alguns pastores e membros de igrejas evangélicas afirmarem que aqueles que são contra a maçonaria somente o fazem por ignorância ou má fé.
Bom vamos aqui apresentar textos oriundos de livros maçônicos que irão apresentar o que é a maçonaria.
O fato que nos interessa aqui é comprovar aos olhos de todos que a maçonaria é exatamente o que os seus "adeptos evangélicos" negam. Ela é um grupo religioso com propósitos espirituais bem definidos e contrários à Palavra de DEUS.
O que dizem os maçons? Com certeza a melhor forma de provar que a maçonaria é uma religião é expôr o que os seus adeptos acreditam. Vejamos algumas frases deles:
"Do exposto sumariamente conclui-se que a Maçonaria é Filosofia, com a qual se identifica pela finalidade – melhorar os homens, conduzindo-os ao cumprimento dos seus deveres para consigo mesmo, para com o semelhante e para com Deus.”(1)
Porque uma sociedade filantrópica iria se preocupar em conduzir os homens a cumprirem seus deveres para com Deus? Não É isso uma preocupação marcante no ambiente eclesiástico (igreja/religião)?
O que diz um bispo católico romano sobre a maçonaria?
"Oposta a esta definição (2) é a de outro bispo, brasileiro, Dom Sebastião Pinto do Rego: "Jesus Cristo instituiu a caridade. A Maçonaria apoderou-se dela e constitui-a sua mestra. É sob seus auspícios que não morre sua esperança e se robustece a sua fé. Bendita seja esta irmã da Igreja na virtude!(3)"
Percebe-se que o bispo em questão percebia um caráter religioso na maçonaria. E se somarmos tal observação com este comentário qual pode ser a nossa conclusão?
"O maior maçonólogo do Brasil, Nicola Aslan, tem páginas magníficas relativamente ao nosso assunto, em suas obras, especialmente no seu Grande Dicionário e na sua Radioscopia … . Por exemplo, naquele informa: "Na época em que surgiu a Maçonaria Especulativa apresentou-se ao mundo como uma associação que pretendia incentivar, entre os seus membros, a lei moral. Apareceu como uma religião de tolerância que aspirava a ser o traço de união entre as várias religiões e confissões em que se dividia a Inglaterra daquela época transformando-se num centro de harmonia, com o fim de estabelecer laços de ‘leal amizade entre pessoas que, sem ela, não se conheceriam. Não obstante, ao desenvolver-se, a Maçonaria adaptou-se à mentalidade da época e da de cada país que a praticou. Assim, na Inglaterra e nos Estados Unidos, principalmente, ela se tornou ‘um culto para conservar e difundir a crença na existência de Deus, para ajudar os maçons a pautarem sua conduta nos princípios de sua religião, qualquer que ela seja, contanto que se trate de uma religião monoteísta, exigindo a crença em Deus, como ser supremo … " (4)
Nas palavras de tal pesquisador maçônico ("maçonólogo") que também era maçom fica claríssimo que a Maçonaria foi, é e sempre será uma religião. Se não o fosse porque exigir a a crença em um "deus”(5) como ser supremo?
Existem outras inúmeras provas sobre o fato de que a maçonaria É uma religião disfarçada e mais, ela possui toda uma estrutura de religião espírita-ocultista.
==========
1 – Maçonaria: Espírito e realidade; pg. 46 (Morivalde Calvet Fagundes – Ed. Aurora; 2ª ed) 2 – O autor da frase se refere a outros clérigos católicos que se referiam negativamente à Maçonaria. 3 – Maçonaria e igreja Católica – ontem, hoje e amanhã; pg. 52 (J.A.F. Benimeli, G. Caprile e V. Alberton – Ed. Paulinas; 3ª ed., 1983) 4 – Maçonaria e igreja Católica – ontem, hoje e amanhã; pgs. 52 e 53 (J.A.F. Benimeli, G. Caprile e V. Alberton – Ed. Paulinas; 3ª ed., 1983;) 5 – Uso a grafia com "d" minúscula pelo fato que o conceito de "deus" na maçonaria é algo distinto da compreensão cristã. Isso será tratado mais adiante.

Comments