O que eu posso mesmo?
- Victor Hugo Ramallo
- 7 de out. de 2015
- 3 min de leitura

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. (Filipenses 4.13 - ACFiel)
Eu posso ter esse carro!
Posso restaurar meu casamento!
Em Jesus posso conseguir esse aumento!
Quem já ouviu este versículo sendo aplicado para alcançar posses, melhora nos relacionamentos ou posições sociais e outras coisas e situações semelhantes?
O que leva as pessoas a aplicarem esse texto dessa forma?
Uma das possibilidades pode ser que algumas traduções em português de certo modo “permitem” tal compreensão.
Nova Versão Internacional (NVI) - “Tudo posso naquele que me fortalece.”
Mensagem – “Onde eu estiver e com o que tiver, posso fazer qualquer coisa por meio daquele que faz de mim o que sou.”
Mas a razão principal, ou talvez a verdadeira razão é que a moderna religiosidade é focada no ser-humano. A mentalidade desta era é ególatra e tal modo de viver e pensar tem contaminado até aqueles que se declaram cristãos, assim sendo nada mais natural que quando eles interpretarem os textos bíblicos o fazem como se tivessem sido escritos para atender suas egoístas e não-cristãs vontades.
Mas, a que realmente se refere o texto de Filipenses 4.13?
O que são “todas as coisas” que possa fazer mediante o fortalecimento do Senhor JESUS em minha vida?
Para responder isso é suficiente ler os versículos anteriores. Lembra daquela expressão “texto fora do contexto gera pretexto”?
É ...
Este é o exemplo clássico!
No versículo 4 lemos que devemos sempre nos regozijar no SENHOR, no verso 8 somos exortados a que “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Portanto fica claro que que o apostolo não está dando espaço a sentimentos e desejos egoístas, mas a termos um direcionamento cristão e puro em nossas vidas.
No verso 11 lemos que o apóstolo estava satisfeito com o que tinha e não vemos exortando ninguém a “profetizar” ou “declarar vitória na sua vida meu irmão! ”.
E então no verso 12 ele expõe uma série de situações:
“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.!”
Ele as expõe em oposições (“ter fartura” versus “ter fome”, por exemplo) mostrando que o caráter cristão não se baseia em situações ao nosso redor, mesmo que sejam extremadas, mas na simples compreensão de nossa submissão ao SENHOR, pois não podemos confrontá-las sozinhos, mas somente podemos porque que o Senhor JESUS nos fortalece. Ele nos capacita a enfrentar qualquer das situações que estão expostas no texto.
Devemos entender que aquele que de fato serve ao SENHOR não o faz pelas coisas que possa ter ou receber, mas porque o SENHOR é quem opera em sua vida. Como cristão, recebi de meu SENHOR a dádiva da salvação e da vida eterna e por isso Ele me capacita a perseverar até que Ele venha me buscar.
Assim as “coisas” a que o texto se refere não tem nenhuma relação com posses, status ou situações, mas com adversidades que a todos nos afetam e que poderiam ser empecilho para nossa fé, mas graças ao Senhor JESUS nEle podemos enfrentar.
Espero ter ajudado na compreensão desse texto
Um fraterno amplexo
====
PS: Não recomendo a ninguém que tenha as versões da Bíblia como NVI, A Mensagem ou NTLH como Bíblia de estudo ou devocional, eu as uso apenas para mostrar os erros que elas contém. Minha enfátiva recomendação é que você use uma Almeida Corrigida FIEL da Soc. Bíb. Trinitariana do Brasil
Commentaires