Escolheram o caminho errado
- Victor Hugo Ramallo
- 28 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
"Ó Deus de verdade, fazei-me um convosco na eterna caridade! Enfastia-me, muita vez, ler e ouvir tantas coisas; pois em vós acho tudo quanto quero e desejo. Calem-se todos os doutores, emudeçam todas as criaturas em vossa presença; falai-me vós só." Thomas à Kempis

Estava revendo umas notas minhas de uma palestra que há umas semanas assisti por internet. Nela o palestrante pronunciou a seguinte frase: "Recuperar Deus para a igreja"
Como assim? A Igreja não tem existência sem o SENHOR, pois o Senhor JESUS é a cabeça dela!
Comecei a pensar em alguns outros textos escritos pela mesma pessoa e acho que entendi (só acho).
Alguns teólogos se perdem em sua busca pelo saber e a confundem com uma busca pela verdade.
Ora, um cristão sabe que a Verdade é a Palavra de DEUS e a partir desse prisma passa a buscar ampliar seu conhecimento, quando perdemos o verdadeiro referencial nos igualamos a um barco sem motor, sem leme e sem âncora em meio a uma borrasca em alto mar. Vagamos muito, despendemos enorme esforço, mas na verdade não chegamos a nenhum lugar.
Infelizmente parte dos doutores, mestres e líderes que hoje alguns cristãos (e em especial as instituições criadas por esses cristãos) seguem e admiram estão divorciados do Senhor JESUS, podem até dizer que O servem, mas fica claro no que ensinam e no que escrevem que rejeitaram a inerrância da Palavra de DEUS e ao rejeitarem isso negam alguns dos atributos inerentes do SENHOR.
Não é possível dizer que crê e serve ao SENHOR e ao mesmo tempo negar o que Ele é.
Acho (e somente acho) que alguns destes doutores, mestres e líderes não se aperceberam do caminho pelo qual enveredaram e creio piamente que para eles é possível uma reversão e um retorno a ortodoxia cristã, mas entendam, enquanto eles persistirem no caminho errado não há porque aceitarmos os ensinos que ele proferem, mesmo que em parte haja verdade no que eles ensinam a mescla com o erro contamina todo o ensino.
Voltando a frase que deu origem a este texto.
Supor que a Igreja tenha "perdido Deus" é um erro. Será que o doutor em questão se referia a denominações? Ou a igreja locais? Isso também é um erro! Porque? Mesmo usando conceitos abrangentes como denominações ou igrejas-locais ainda seria errado generalizar. Se dissermos que a estrutura denominacional se afastou do SENHOR seria aceitável. Se aplicamos esse mesmo conceito a uma igreja-local temos um problema, pois isso equivaleria a dizer que todos os membros daquele igreja-local perderam a comunhão com o SENHOR e isso é o mesmo que defini-la como uma seita (no conceito de herética). Não foi uma pessoa sem formação acadêmica quem pronunciou a frase e a mesma foi dita uma audiência de pastores e líderes. Não, a frase está errada. Foi uma expressão infeliz? Queria acreditar nisso, mas como disse me parece que alguns pensam exatamente assim, acham que estão construindo um caminho para chegar até Deus e estruturas que os mantenham ligados a Deus, mas isso é pura religiosidade e esse "Deus" não é o SENHOR, mas apenas um deus, criado pela mente e vaidade humana. Um deus que se adequa àquilo que achamos ser cabível.
O cristianismo não é um sistema religioso, filosófico, doutrinal ou ético. É a fé que DEUS deu aos homens para que estes se relacionem com Ele, sim no cristianismo temos filosofia, doutrinas, princípios éticos, expressão religiosa e muito mais, contudo tudo isso tem origem e é definido e regido pela pessoa do Senhor JESUS. Ele é a Verdade revelada e a partir dEle todo o resto é construído e estruturado. O problema é que alguns desses doutores se encantaram com o acreditam ser o seu próprio saber e conhecimento e, tal qual Narciso, na lenda grega, se enamoram de seu reflexo e morrem ao tentar abraçá-lo.
Como cristãos devemos sempre nos recordar do que Paulo escreveu:
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. (Rom 11.36)
Victor Hugo Ramallo
IB Missão Vida, pastor
%20(3).png)






Comentários