top of page

As criações humanas acabam



"Entropia designa a tendência generalizada de todos os sistemas do universo, sejam eles naturais ou feitos pelo homem, de deteriorar-se. "

As estruturas administrativas denominacionais (Convenções de igrejas, associações de igrejas, Ordens de Pastores e outras estruturas semelhantes) estão sujeitas a entropia.


O que isso significa?


Que mesmo que tais estruturas tenham sido iniciadas com as melhores intenções e que por anos e anos muitos tenham zelosamente cuidado para mantê-las dentro dos supostos altos ideais nas quais foram iniciadas, elas tenderão a entrar em processo de deterioração e irão contaminar o seu entorno com sua putrefação.


Quais fatores contribuem com tal processo?


1 - Gigantismo

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda. (Provérbios 16.18)


Um dos erros comuns é de supor que grandes números (membresia, arrecadação, patrimônio, capital político e até seguidores nas redes sociais) representa sucesso e aprovação divina. Pura vaidade. Aceitar o gigantismo como válido é pura vaidade. Isso é decorrente da errada ideia que a Igreja e as igrejas são principalmente organizações. Na verdade, a Igreja é um organismo (e as igrejas devem fazer parte dele), quando um organismo cresce sem equilíbrio, controle ou além do que deveria temos um corpo enfermo e isso é daninho a todo o corpo.



2 - Envolvimento com o Estado

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. (Mateus 6.24)


Sempre que esse envolvimento ocorreu, as igrejas se deixaram corromper e foram para longe de seus reais objetivos. As igrejas locais não devem ser tratadas como currais eleitorais e nem usadas como moeda de troca com políticos. Na verdade, o púlpito nunca deve ser cedido para que políticos façam qualquer tipo de pronunciamento. Devemos, como cristãos, interceder pela vida dos governantes (e isso não importa a qual partido ele esteja vinculado) mas não podemos permitir que os políticos usem os cultos cristãos como peças de propaganda.



3 - Envolvimento com maçonaria

Mas rebelaram-se contra mim, e não me quiseram ouvir; ninguém lançava de si as abominações dos seus olhos, nem deixava os ídolos do Egito; então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor, para cumprir a minha ira contra eles no meio da terra do Egito. (Ezequiel 20.8)


É trágico perceber como muitas das estruturas aqui citadas permitem que maçons não somente façam parte, mas que ocupem postos de liderança. A maçonaria não é compatível com a fé cristã e tudo que não é compatível com a fé cristã é corrompido e corruptor.




A questão não é tentar consertar tais estruturas, mas pensar e avaliar. Tais estruturas não são citadas na Palavra de DEUS e não foram criadas pelo SENHOR, elas são invenções humanas. Na verdade, elas não são necessárias e muito menos fundamentais. Elas se tornaram em sumidouros que consomem recursos, energia, talentos e tudo mais que possam consumir.


Isso me faz pensar numa definição de câncer.


Não me refiro aqui a uma estrutura em específico ou a pessoas, mas ao quadro que observo em diversos grupos denominacionais e em diferentes lugares (cidade, países e continentes).


A simplicidade do Evangelho não requer a complexidade das estruturas criadas pelos seres humanos.


Pense nisso, por favor


Victor Hugo Ramallo

pastor batista conservador independente

64 visualizações
bottom of page