top of page

O que significa "namastê"?



Tenho visto mais de um cristão usando a expressão indiana (Relativo ao país Índia na Ásia) "namastê" em suas saudações ou como Gif em seus posts.


Não tenho a menor idéia do que os motiva a tal ação.


Ser simpáticos? Inclusivismo cultural? Seguir uma tendência? Outra coisa?


De fato, espero que o façam por desconhecimento.


Também já fiz e faço algumas coisas sem pensar. Mas isso não me exime da responsabilidade pelo meus atos impensados ou, melhor definindo, ações feitas sem pensar como um cristão maduro.


Talvez alguns perguntem: Qual o problema em usar a expressão "namastê", pastor?


Vamos primeiro avaliar o que essa expressão significa.


Seria uma mera saudação em outro idioma? Um desejo de expressar que se é bem-vindo?


Segundo um site que apoia e ensina aspectos da cultura indiana e yoga a definição seria:

"A origem da palavra Namaste ou sua forma mais formal Namaskar vem do sânscrito, língua antiga da região do sul da Ásia e que de forma geral significa “eu me curvo diante de ti”. O termo tem muitas traduções, mas entre todas elas, a ideia de reverência está presente. Isso acontece porque etimologicamente a palavra deriva de Namah, também oriunda do sânscrito e que quer dizer “entrega” ou “reverência. É muito comum as pessoas também se referirem ao Namaste como: “o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você”."

Além disso normalmente que usa tal expressão faz um gesto de referência com as mãos e a cabeça curvada. Esse gesto tem um nome: Anjali Mudra



O que significa?

"Além da palavra, o gesto ou mudras . Nas culturas ou grupos onde a palavra Namaste é utilizada, geralmente ela vem acompanhada de uma atitude de reverência e respeito, mas também de um gesto com as mãos. A saudação com as mãos é feita colocando-se as suas mãos com as palmas unidas em forma de prece e próximas ao chakra do coração. Por vezes, acompanhando esse movimento também se faz uma inclinação com a cabeça para frente, e se fecha os olhos, demonstrando o ato de se curvar e reverenciar ao divino diante de si."

Um outro site claramente favorável a cultura e a religião indiana apresenta as seguintes definições:

"É um sinal de profundo respeito onde os dois lados do corpo, cada um deles representando diferentes aspectos da composição energética de uma pessoa, são unidos e ligados. Isso simboliza a unificação espiritual, mas também simboliza a humildade. É quase como se a pessoa que executa anjali mudra está oferecendo suas mãos para serem amarradas em completa rendição."

Os sites onde busquei essas informações confirmam tudo o que já havia estudado anteriormente.


Na cultura indiana essa palavra e gesto são usados como saudação. No hinduísmo todas as palavras e gestos possuem e transmitem algum tipo de energia, esse conceito é comumente usado em religiões politeístas e também na Teologia da Prosperidade ou da Confissão Positiva (uma variante teológica herética que tem se infiltrado em algumas igrejas cristãs).


Bom, como vimos na definição do termo ele não é somente uma saudação inocente, mas inclui um ensino Doutrinal contrário a Fé Cristã.


No hinduísmo temos o ensino de que todos seríamos "centelhas da divindade" e portanto seríamos deuses. Para eles afirmar que "o deus que habita em mim reverência o deus que habita em você" é uma expressão de fé.


A Palavra de DEUS, donde deriva todo o ensino cristão, deixa claro que o ser humano não divino e tampouco aceita que qualquer ser seja denominado ou reconhecido como divino ou como sendo uma divindade.


Somente o Triúno DEUS é verdadeiramente Deus.


Sendo assim, quando usamos a citada expressão indiana estamos assumindo uma posição de desobediência à Palavra de DEUS.


Alguns podem até argumentar que a usam apenas para cumprimentar ou por educação. A questão não é um aspecto mágico ou supostamente espiritual quando se profere tal palavra, em outro artigo posso até tratar desse enfoque.


A questão é que se ao ser cumprimentado por uma pessoa desse modo eu retribuo com a mesma saudação então estou incentivando um ensino contrário a Palavra de DEUS e levando as pessoas a que acreditem que considero a doutrina que todos somos deuses como sendo válida.


Além disso, se uso tal saudação estou igualmente divulgando tal ensino e também estou afirmando que a doutrina cristã não tem importância na minha vida e tampouco é importante para os demais.


Recomendo enfaticamente que não usem tal saudação, em nenhuma de suas formas.


Mas e se me saudarem assim? O que devo fazer?


Eu responderia: "Que o Senhor JESUS te abençoe!"


Ou seja, responderia com algo que expressa o que acredito.


No que de fato você acredita?


Peço que pensem nisso.


Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. (Josué 24.15)

Um fraterno amplexo.



um pastor batista conservador

102 visualizações
bottom of page