Marchar sem cessar!
- Victor Ramallo
- 26 de mar. de 2013
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2021

Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. (Êxodo 14.15)
As vezes temos diante de nós um longo caminho a recorrer, e somos levados a pensar que talvez deveríamos escolher um caminho mais curto ou talvez recuar.
Parece que sempre estamos prontos a chorar e apresentar nossas queixas ao SENHOR. Nesse momento me pergunto: estamos realmente nos comportando como cristãos?
Moisés era o líder dos hebreus que saiam do Egito, diante deles está o mar. Um obstáculo que somente poderiam atravessar com barcos e eles não os tinham. Lembremos que eles estão saindo de mais de 400 anos de escravidão. Pela retaguarda vem o exército do faraó, um exército gigantesco e poderoso, na verdade o mais poderoso daqueles tempos em todo mundo. Para enfrenta-los deveriam ter armas e soldados, os hebreus não tinham nada disso. Nenhum armamento que pudesse fazer frente a um exército bem armado e tendo seus soldados sedentos de vingança pela morte dos seus primogênitos.
Olhando pela logica humana diríamos que e final dessa historia seria um massacre. Os hebreus seriam mortos e reconduzidos ao cativeiro.
Em uma situação como essa é provável que eu me amedrontaria e não saberia o que fazer, mas Moisés fez o que ele havia aprendido... ele clamou a DEUS!
Esperaríamos que o SENHOR mandasse raios do céu (Ele não tinha ordenado que uma coluna de fogo mantivesse o exército egípcio) longe deles?
A resposta do SENHOR foi algo que ele não esperava, pelo menos eu não esperaria isso.
Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. (Êxodo 14.15)
Marchar? Para onde? Em frente? E o mar?
Mas o SENHOR não é mau ou injusto, apenas estava dando uma ordem a Moises. Uma ordem que Ele mesmo daria condições para que esta fosse obedecida.
E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. E eis que endurecerei o coração dos egípcios, e estes entrarão atrás deles; e eu serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, nos seus carros e nos seus cavaleiros, E os egípcios saberão que eu sou o SENHOR, quando for glorificado em Faraó, nos seus carros e nos seus cavaleiros. (Êxodo 14.16-18)
O que podemos aprender disto?
Antes que o SENHOR nos apresente uma saída Ele requer de nós uma disposição a confiar nEle e não ter medo do que está diante de nós. Ele é o SENHOR e isso significa que Ele comanda a História
Recebemos a ordem de marchar sempre. Não há tempo para estar sentado no caminho chorando sendo que o inimigo está correndo para nos atacar. Temos que nos colocar de pé e marchar no caminho que o SENHOR nos ordenou!
Lembrem que não fomos salvos para ficarmos passeando ou apenas nos divertindo, fomos resgatados do pecado para avançar e levar a mensagem do Evangelho para que outras pessoas se rendam ao Senhor JESUS e se unam a nós nesta marcha!
Marchar sempre e nunca desistir.
Um forte amplexo
Victor Hugo Ramallo, pastor
コメント